Uma mobilização de moradores do bairro Farias, zona rural de Ouro Fino visa formalizar um abaixo assinado contra o pedágio que está sendo instalado no Km 12,7 da Rodovia MG 459, que liga Ouro Fino a Monte Sião e que dá o à localidade.
Segundo comunicado que circula pelas redes sociais, uma reunião deve acontecer na próxima quinta-feira (14) às 20h, no Campo de Futebol do bairro, onde estará presente o Defensor Público da Comarca de Ouro Fino, Dr. Evandro Luíz dos Santos, convidado pelos organizadores.
Nesta reunião s devem ser colhidas. O Defensor Público pretende entrar com um novo processo contra a EPR Sul de Minas, desta vez questionando o pedágio da MG 459 e o abaixo-assinado que será formalizado na reunião dos moradores do Farias deve ser anexado nesta nova ação judicial.
Em entrevista ao Informativo Difusora, na manhã desta terça-feira (12) um dos organizadores do protesto, Thiago Vaz, afirmou que o convite é extensivo a todos os usuários que serão impactados com o pedágio instalado na rodovia que liga Ouro Fino a Monte Sião, especialmente por ser do sistema free flow, ou seja, sem cancela.
O grande temor de muitos usuários da MG 459 é que, no sistema free flow, o motorista que não tiver etiqueta eletrônica (tag), para cobrança automática, tem até 15 dias após a agem pela praça para pagar a taxa. Se não fizer o pagamento recebe uma multa de R$ 195,23 por evasão de pedágio, além de perder de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).