Um número surpreendente de eleitores ausentes, votos brancos e nulos nas eleições municipais 2020, em Ouro Fino, Minas Gerais, foram suficientes para superar a votação recebida pelo candidato mais votado, Henrique Wolf, eleito prefeito da cidade.
Ao todo, o município de Ouro Fino tem 24.769 eleitores, mas apenas 18.112 compareceram nas seções e votaram em seu candidato favorito. Sendo assim, não foram votar 6.657 eleitores, que corresponde a cerca de 26% do total.
Votos brancos somaram 549, 3,03% do total. Votos nulos somaram 1.076, 5,94% do total de votos. Somados, nulos, brancos e ausentes resultam em 8.282 votos, número superior aos 8.057 votos recebidos por Henrique Wolf.
Este resultado mostra que muitos eleitores deixaram de depositar seus votos na urna, um possível reflexo da pandemia, que sugeriu à população de risco ficar em casa e não ir votar.
Outros muitos foram até as seções eleitorais, mas optaram por votar em branco, uma clara manifestação de descontentamento com os candidatos apresentados e outros tantos preferiram anular o voto ou votou errado, anulando assim o voto.
