Os supermercados de Ouro Fino Alvorada, Shimoda e Baleia estão limitando a venda de alguns produtos. Por exemplo cada cliente só pode levar 12 caixas de leite não importando a marca ou o tipo (integral, desnatado ou semidesnatado). O óleo de soja também está limitado a seis litros por pessoa. Açúcar e arroz também encontram-se racionados.
Segundo uma fonte lingada a direção de um destes estabelecimentos esta medida foi tomada por dois motivos: o primeiro é a dificuldade em repor os estoques junto aos fornecedores. O segundo motivo é psicológico; os consumidores temerosos com as notícias sobre risco de greve de caminhoneiros ou mesmo de eventuais efeitos da guerra da Rússia contra a Ucrânia acabam por querer estocar determinados produtos, o que poderia deixar outros consumidores que não tem condições de comprar em grande quantidade sem o a estes mesmos bens de consumo.
Outra coisa observada por consumidores nas gôndolas dos supermercados é o crescente aumento dos preços em geral. Segundo a mesma fonte a explicação para esta elevação é a mesma da limitação da quantidade de produtos por clientes, ou seja, os problemas econômicos que causam a baixa oferta no mercado e o aumento na demanda.