Um projeto de lei apresentado na ALMG (Assemblei Legislativa de Minas Gerais) busca considerar o Monumento do Menino da Porteira, localizado no principal trevo de o a Ouro Fino, como de relevante interesse cultural para o Estado. A iniciativa é da deputada Beatriz Cerqueira (PT/MG) por sugestão dos vereadores Paulo Henrique Chiste da Silva (PL) e Vânia Aparecida Vieira Couto (UNIÃO).
Segundo o vereador Paulo Henrique Chiste “a ideia é dar ainda mais reconhecimento ao monumento através de uma lei estadual e divulgar nossas tradições históricas culturais a população em geral, aumentando sobremaneira a questão cultural e turística de nosso município”. Já Vânia Couto diz que “é bom isso porque assim nossa cidade, aos poucos, vai sendo valorizado. Um reconhecimento estadual, com certeza, é de grande importância pra nós ouro-finenses, até porque temos um lado que podemos explorar, como o turismo.”
O projeto está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da ALMG e deve ar também pela Comissão de Cultura antes de ser enviado ao plenário para votação.