A araucária é uma espécie de pinheiro nativa da Mata Atlântica, bioma em que Ouro Fino está inserido. Neste sábado (9) o Projeto Araucárias da Mantiqueira, uma parceria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) com o Viveiro Florestal do Rio Mogi Guaçu e vai distribuir mudas desta planta nos Palomos.
Conforme explica Danilo Pereira, discente do curso de Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS, a araucária tem grande valor social, econômico, ambiental e cultural. Também conhecida como pinheiro brasileiro, teve um corte desenfreado no ado. Junto a isso a falta de incentivo ao plantio fez com que esta planta entrasse na lista de espécies em extinção.
Para evitar o desaparecimento, sobretudo na nossa região, Danilo criou, em 2021, o Projeto Sócio Ambiental Araucárias da Mantiqueira (mais detalhes, clique aqui), que além da produção e doação de mudas, também tem como objetivo a educação ambiental e trabalhar valores em relação a importância da preservação da espécie. Em 2022 o projeto foi incorporado ao IFSULDEMINAS.
Outra curiosidade sobre a araucária é que a semente desta árvore é comestível, o famoso pinhão, que frutifica nos meses mais frios do ano. A distribuição das mudas vai acontecer na Rua José Vicente Dutra 234, Palomos (uma rua acima dos lagos), ao lado da loja Vogue Nacional.

