A prefeitura de Ouro Fino anunciou na manhã desta quarta-feira (19) a decisão de manter a Magnólia localizada em frente a Escola Estadual Coronel Paiva. No começo deste mês foi levantada a hipótese de remoção da árvore centenária, devido a problemas estruturais.
Em entrevista concedida a repórter Maria Eduarda Nogueira, da Rádio Difusora Ouro Fino, o membro do corpo técnico do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) Nelson José Antônio contou que, devido a representatividade da Magnólia para Ouro Fino, foi decidida, após reunião com os membros do Codema e o Conselho de Patrimônio Histórico, a preservação a árvore.
Para evitar os riscos anunciados no início do mês, na mesma entrevista Nelson José Antônio explicou que algumas obras serão feitas, como eliminar o portão de o das crianças, será feito um gradil e uma estrutura metálica acompanhando o tronco, que será projetado pela arquiteta Bárbara Cividati, formando então um monumento em torno da árvore, dando sustentação e evitando que ela caia. Além disso haverá um tratamento nos fungos e na copa da planta.
Outra eventual medida que poderá ser tomada, caso a Magnólia venha a morrer no futuro, é que seu tronco seja resinado, ou seja, de qualquer forma ela será mantida no local onde está há mais de cem anos.