A Prefeitura de Ouro Fino está fazendo a supressão de árvores em vias públicas da cidade, com base em um estudo do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (CODEMA). De acordo com o presidente do CODEMA, Daniel Junqueira, novas árvores serão plantadas em substituição das que foram cortadas.
Segundo a chefia de comunicação da Prefeitura, em 2022 o Ministério Público (MP) determinou que providências fossem tomadas referentes árvores da cidade que apresentavam riscos de queda. Com isso o CODEMA fez um levantamento e apresentou ao MP e agora está tomando as providências baseadas neste estudo. Ao todo onze árvores serão suprimidas.
O laudo do CODEMA avaliou ainda que outras árvores da cidade podem ser mantidas, desde que em por manejo como podas e limpeza de parasitas para evitar o risco de queda. Conforme publicação na página do Facebook da Prefeitura, este trabalho já está sendo feito.
Daniel Junqueira explica ainda que, além de plantar novas árvores no local das que foram cortadas, a prefeitura pretende fazer uma compensação ambiental em outras áreas verdes do município.
Em Abril deste ano, após uma forte tempestade, inúmeras árvores caíram, muitas delas atingindo a fiação elétrica, deixando grande parte da cidade sem o fornecimento de energia.