A Prefeitura de Ouro Fino divulgou por volta das 16h desta terça-feira (27) um novo boletim sobre os casos de dengue na cidade. Segundo a publicação agora são 428 confirmações da doença na cidade. O que representa um aumento de 28,5% em relação ao último boletim, divulgado no dia 22 de fevereiro.
No sábado, dia 24, a Prefeitura em parceria com a EPTV, realizou uma Operação de Conscientização no centro da cidade. A iniciativa reuniu a comunidade numa mobilização educativa e prática para erradicar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também da zika e Chikungunya.
No evento foram reforçadas recomendações como manter caixas d’água bem tampadas e limpas, guardar garrafas em locais cobertos e/ou com a boca virada para baixo, eliminar pratinhos de plantas ou enche-los com areia, guardar pneus velhos em locais cobertos ou fazer buracos para que não acumulem água, limpar calhas e fazer o tratamento adequado de piscinas.
As pessoas também foram orientadas a manter quintais e terrenos limpos e a não jogarem lixo nestes locais. Outra orientação ada à população foi e de receber os agentes de endemias, para que eles possam fazer a vistoria nos imóveis e em alguns casos, aplicar o ‘fumacê’, o inseticida que elimina o mosquito adulto.
Por fim, é recomendado que, aos primeiros sintomas, que a pessoa procure um posto de saúde para fazer o teste. Quanto mais cedo houver a notificação, mais rápido os agentes de endemias podem agir para conter a transmissão da dengue. Os sintomas são febre alta, dores na cabeça e nas juntas, fraqueza e manchas na pele. Na presença de alguns destes sintomas já é recomendado que se faça o teste.