Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida hoje

0
Nova Carteira de Identidade Nacional
Nova Carteira de Identidade Nacional. (Imagem - Tribunal Superior Eleitoral)
Co-Working em Ouro Fino

Nesta terça-feira (26) começou a ser emitida a nova Carteira de Identidade Nacional, documento que adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (F) como “registro geral, único e válido para todo o país”.

O primeiro estado a emitir a carteira foi o Rio Grande do Sul, a partir de hoje.  Em Minas Gerais, o modelo deve ar a ser disponibilizado para a população a partir do mês que vem.

“A previsão é que se inicie a emissão do novo formato da Carteira de Identidade Nacional em Minas Gerais durante o mês de agosto de 2022”, informou a Polícia Civil. Questionado pelo Jornal O Tempo, o Governo do Estado, no entanto, não cravou uma data. Além de Minas, o novo RG será implementado ainda neste ano no Acre, Distrito Federal, Goiás e Paraná.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

Essa nova versão do documento de identificação servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em aportes.

Até o momento, porém, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Para as demais nações, o aporte continua sendo obrigatório.

O novo Registro Geral (RG) terá validade de dez anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.

Segundo o Ministério da Economia, “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no F de acordo com suas certidões atualizadas.

Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no F poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no F”.

Atualização de dados

A atualização das informações no F pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário o envio de documentos para a Receita Federal via e-mail.

A lista de documentos necessários para a atualização do F foi disponibilizada no site do Ministério da Economia, bem como os e-mails da Receita, para onde os documentos devem ser enviados. Para á-los, clique aqui.

Fontes: (Agência Brasil, O Tempo, Ministério da Economia).

AnteriorFoco de Raiva Bovina preocupa cidade do Sul de Minas
PróximoMulher que estava desaparecida é encontrada morta em represa de Bueno Brandão