O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) analisa anualmente as contas públicas municipais de quase todos as cidades do Brasil. O objetivo do índice é verificar se a gestão dos recursos públicos está sendo realizada de forma coerente pelas prefeituras.
O levantamento, que é realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), foi divulgado na quinta-feira (21) e contemplou informações do ano de 2020, abrangendo 5.239 munícipios brasileiros. Os resultados são baseados em dados fiscais oficiais, publicados pela própria prefeitura e disponibilizados pela Secretária do Tesouro Nacional (STN).
O IFGF é resultado de quatro indicadores: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos, onde cada qual varia em uma pontuação de 0 a 1: quanto mais próximo de 1, melhor é a gestão.

A média desses quatro indicadores dá o resultado final de cada munícipio e como uma maneira de estabelecer referência, o levantamento classifica as cidades conforme imagem abaixo:

Confira abaixo um resumo sobre a pontuação alcançada por Ouro Fino:

Na região, Ouro Fino se encontra somente atrás de Pouso Alegre, que obteve uma nota de 0,9274. A lista é fechada por Inconfidentes, com 0,6861 pontos.

É válido conferir os bons relatórios disponibilizados pela Firjan: suas análises, observações, significado de cada indicador e conclusões. Você pode á-lo clicando aqui.