O Setor de Endemias do Departamento de Saúde da Prefeitura de Ouro Fino continua o trabalho de combate à dengue na cidade. A cada notificação é necessário fazer a aplicação do inseticida nas imediações de onde mora a pessoa doente e matar os mosquitos. Depois agentes am eliminando os focos de procriação.
Na manhã desta quarta-feira (17) a reportagem do Observatório de Ouro Fino acompanhou a equipe na realização deste trabalho na rua José Lino Simões. Eles visitaram algumas casas para a aplicação do “fumacê” com a bomba costal, para matar os mosquitos adultos. Logo após os agentes fizeram visitas para vistoriar os imóveis para eliminar as larvas.
Segundo Elida Medau, supervisora do setor, o trabalho realizado nesta manhã é fundamental para bloquear a transmissão da dengue, já que a doença é espalhada quando o mosquito pica uma pessoa contaminada e leva o vírus para outras pessoas. “É importante os dois trabalhos, porque com o fumacê a gente mata o adulto, mas sem eliminar as larvas, logo nascem outros que vão transmitir a dengue”.
Conforme Paulo César Santos, também supervisor de Endemias, é importante que no momento da aplicação do inseticida, as pessoas deixei janelas e, se possível, portas abertas, já que o mosquito pode estar dentro das casas e é onde normalmente ocorre a contaminação. O produto não traz risco a humanos e a equipe orienta as pessoas sobre os cuidados com animais domésticos.
Além destes cuidados, sempre é importante reforçar que as pessoas devem eliminar locais onde acumulam água parada, como pratinhos de vasos, pneus, garrafas, fazer limpeza de calhas. Outro ponto destacado pelos profissionais é a questão dos terrenos baldios, que devem ser mantidos roçados, para que não se acumulem lixo onde pode haver focos de procriação do Aedes aegypt.