O País ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, segundo o balanço do cadastro eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgado nesta quinta-feira (05). Os novos eleitores correspondem ao período entre janeiro e abril de 2022, e representam um aumento expressivo de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4% em relação a 2014.
Além do Tribunal Superior Eleitoral, a campanha pelo alistamento do jovem eleitorado, repercutiu em uma grande mobilização nas redes sociais, liderada por artistas e intelectuais brasileiros e internacionais. Nos últimos dias, a cantora Anitta e o ator norte-americano Leonardo Di Caprio usaram seus perfis para incentivar os brasileiros a tirarem o título de eleitor.
O presidente da Corte, ministro Edson Fachin, comemorou o resultado. “É com muito orgulho e satisfação que anuncio, agora, o resultado parcial de todo esse esforço, que superou todos os recordes já registrados pela Justiça Eleitoral”, disse.
Segundo o ministro, o contingente de novos eleitores provém do empenho da sociedade em favor da democracia. “Vimos, como há muito não se via, um país unido pelo bem e fortalecimento da democracia. Por isso, agradeço a cada um, influenciador ou não, famoso ou não, brasileiro ou não, jovem ou não, que criou conteúdos nas redes sociais para chamar a atenção de todos para a regularização do título”, disse.
O ministro aproveitou a ocasião e fez um alerta para os brasileiros com mais de 70 anos: “Assim como os menores de 18, têm o voto facultado. Compareçam, exerçam seu direito. Não deixem de fazer valer a sua vontade pelo voto”, afirmou.
