A escolha da profissão é um dos momentos mais difíceis da vida dos jovens.
Aqueles que tem a possibilidade de cursar uma universidade podem permitir-se sonhar com um pouco mais de liberdade tendo em sua família o e necessário para trilhar o caminho do seu sonho.
Aqueles jovens que tem uma situação financeira mais escassa precisam adiar o seu sonhos na busca de se organizar financeiramente a princípio para um dia tentar alcançar o seu sonho.
No entanto, todos os jovens precisam de apoio do seus pais e familiares. Um apoio que não é só financeiro. Apoio que é moral e emocional para que o jovem possa sonhar e correr atrás daquilo que vai lhe trazer satisfação e felicidade no futuro.
Veja como você, sendo um familiar de um jovem, pode ajudá-lo:
- Informe-se das novidades no mercado e juntos pesquisem sobre o mundo do trabalho atual
- Estimule-o a conhecer a carreira na prática levando o jovem a ver como é o dia-a-dia de um profissional da área
- Não se preocupe com o retorno financeiro da profissão. Quando há identificação e interesse o trabalho é feito com dedicação e o retorno financeiro geralmente é consequência.
- Pesquise as profissões junto com seu filho, conheçam sobre a duração dos cursos e as disciplinas nele oferecidos
- Conheça a faculdade antes de inscrevê-lo. Visitem o local.
- Pesquisem várias áreas dentro de uma profissão para saber os leques de possibilidades.
- Acredite no seu filho e dê a ele a chance de sonhar e correr atrás dos seus sonhos, mesmo que isso signifique juntar dinheiro primeiro como plano para o auto sustento e o preparo futuro para carreira dos sonhos.
- Busquem ajuda de uma Coaching Vocacional. Um processo de auto conhecimento com uma psicóloga favorecerá uma escolha inteligente e um plano de metas eficaz de preparo para alcançar os sonhos.