Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) um Projeto de Lei (PL) que visa conceder a Ouro Fino o título de Capital Estadual da Política do Café com Leite. Esta iniciativa, do deputado Rodrigo Lopes (União) coincide com outra, que está em tramitação no Senado Federal, que visa conceder título semelhante, porém em nível nacional.
O projeto estadual deve ser analisado pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Cultura da ALMG. Após o parecer das duas comissões o projeto deve ser votado em dois turnos pelo plenário do legislativo estadual. Caso aprovado se torna lei e Ouro Fino recebe o título de Capital Estadual da Política do Café com Leite.
Embora apresentado depois do projeto que tramita no senado federal, a expectativa é que o título de Capital Estadual do Café com Leite possa ser aprovado antes, já que a por menos comissões e é votado apenas em uma casa legislativa. O projeto que concede o título nacional, além de ser aprovado no Senado, também tem que ser aprovado na Câmara dos Deputados.