Chamamos de “Crenças limitantes” aquelas crenças que temos sobre a vida que foram resultados de interpretações negativas das experiências que vivemos. Dessa forma, quando amos novamente por situações parecidas com o que vivenciamos, nossas decisões sofrem influências daquele padrão, impedindo a mudança de paradigmas.
Praticamente falando, são as crenças que movem nossas ações. Se acreditamos que somos boas pessoas, vamos nos esforçar em fazer ações boas e isso trará bons resultados reforçando nossa tese de que somos boas pessoas.
Por outro lado se acreditamos que somos desorganizados, outro exemplo, vamos tolerar a desorganização e protelar ações de organização. Isso manterá a bagunça reforçando nossa crença de que somos desorganizados.
Crenças movem as nossas ações e aquilo que a gente crê a gente faz. E o que a gente faz a gente vê. E quando a gente vê a gente acredita de novo, reforçando nossas crenças, mantendo um paradigma.
Quais crenças tem movido suas ações e gerado resultados insatisfatórios na sua vida?
- De que você não é uma mãe suficientemente boa?
- Que ganhar dinheiro é difícil?
- Que casamento é complicado?
- Que filhos só dão problemas?
- Que trabalho só dá dor de cabeça?
- Que você não é capaz de ar no vestibular de uma boa faculdade? Que não é um bom estudante…
Quantas outras frases ruins já ouvimos dos nossos pais e cuidadores desde a infância e que hoje reverberam em nossa alma?
Muitas vezes são estas crenças que te impedem de progredir.
Quer conhecê-las melhor e romper de uma vez com estas crenças limitantes?
Faça um processo de Coaching, uma metodologia que acelera resultados positivos na vida pessoal e profissional!
Venha me conhecer!